Como carregar e usar packs nimh!

Go down

Re: Como carregar e usar packs nimh!

Post  soulviper on Thu May 14, 2009 7:19 pm

Eu tenho o carregador Duratrax Piranha DC Peak Charger, mas não tenho equalizador.
Preciso dele??? Para que serve o equalizador??? Valeu!

soulviper
beginner
beginner

Número de Mensagens : 7

View user profile

Back to top Go down

Post  Macieira on Thu May 14, 2009 7:49 pm

Minha humilde opinião:

SIM, você precisa de um equalizador. e precisa também de um descarregador.

Isso, claro, se vc usa baterias de niquel metal hidreto (NIMH) e quer que elas estejam vivas e bem por muito tempo.

Isto se dá pq nos packs de bateria, as células nunca carregam ou descarregam por igual. Quando vc poe pra carregar um pack de baterias não equalizado, algumas celulas vão receber mais energia do que estão programadas para receber e vão começar a sofrer de STRESS e acabar, na melhor das hipóteses, vazando o seu material.

Alguem pode dizer o contrário, mas sendo vc, eu não arriscaria.

Macieira
beginner
beginner

Número de Mensagens : 4

View user profile

Back to top Go down

Post  soulviper on Fri May 15, 2009 5:09 am

Macieira wrote:Minha humilde opinião:

SIM, você precisa de um equalizador. e precisa também de um descarregador.

Isso, claro, se vc usa baterias de niquel metal hidreto (NIMH) e quer que elas estejam vivas e bem por muito tempo.

Isto se dá pq nos packs de bateria, as células nunca carregam ou descarregam por igual. Quando vc poe pra carregar um pack de baterias não equalizado, algumas celulas vão receber mais energia do que estão programadas para receber e vão começar a sofrer de STRESS e acabar, na melhor das hipóteses, vazando o seu material.

Alguem pode dizer o contrário, mas sendo vc, eu não arriscaria.

Valeu pela explicação, MAcieira!!!

Eu uso baterias de NiMh. Agora qual descarregador e equalizador vc usa?
E como é feito o processo? Descarga, carga e equalização?

Valeu pelas dicas!!!

Abraço!

soulviper
beginner
beginner

Número de Mensagens : 7

View user profile

Back to top Go down

Post  Macieira on Fri May 15, 2009 2:09 pm

Ve só.

Eu vou dizer o que eu uso, mas não garanto que seja bom pra o que vc quer:

Eu uso o DPD da Integity. Tem outros descarregadores/equalizadores melhores. Eu nem uso todas as funções dele. Eu comprei ele por causa da mobilidade, uma vez que ele funciona em qualquer lugar com a carga da própria bateria e não precisa de tah plugado numa fonte ou na energia.

Quem me ensinou o procedimento foi o cristiano carpinelle de são paulo quando me amndou os packs que eu comprei dele. é assim:

toda vez antes de carregar, vc tem que equalizar os packs. Depois que usar as baterias no carrinho, vc deve equalizar as baterias tb. Quando voce for guardar, descarregue os packs até uns 0,9v ou 1v cada célula e depois equalize, após carregue (se for ficar sem usar uma semana, carregue até a metade da capacidade, se for levar mais de uma sema ateh usar denovo, carregue ele todo).

IMPORTANTE: guarde seus packs SEMPRE, eu disse SEMPRE carregados. As celulas perdem energia com o tempo. Não deixe eles baixarem da voltagem limite de 0.9v pra cada célula. se vc deixar eles chegarem a baixo desse valor, é possível que a celula vá perdendo capacidade de armazenar energia e se perca.

Antes de usá-los eu normalemnte faço o seguinte: se vou usar o carrinho no outro dia de manha, eu descarrego até 1v (cada celula) na noite anterior e, quando acordo no outro dia, carrego os packs até o limite máximo (no meu caso dá quase de 1.5v por célula). Eu acordo um pouco mais cedo pra fazer isso, pq cada pack leva em torno de 45min pra ficar completamente carregado. Vc pode carregá-los na noite anterior tb, mas lembre que no dia seguinte eles não vão estar no seu máximo.
Depois que uso um pack, eu equalizo ele e, se vou usá-lo outra vez no mesmo dia, ponho pra carregar.

Observe que depois de carregar é bom que vc deixe o pack descansar por um tempo, até ele esfriar.

Eu carrego os meus packs com a amperágem de 5 ou 4.5 amp e descarrego elas no integity a 30amp quando to com pressa ou em 5 amp quando tenho mais tempo.

Se eu pudesse frizar só uma coisa, eu frizaria o seguinte: SEMPRE antes de carregar equalize e mantenha seus packs carregados (pelo menos na metade) quando for guardar.

Em geral é isso.

só acho que esse papo podia tah em outro topico, já que não se trata necessáriamente do Kyosho Lazer. Razz

qualquer coisa, tamos aí!

Macieira
beginner
beginner

Número de Mensagens : 4

View user profile

Back to top Go down

Post  Augusto Beck on Fri May 15, 2009 3:49 pm

Vou ser sincero com vocês .
Vale muito mais a pena , em vez de comprar um equalizador , comprar uma lipo e um carregador universal de uma vez .As lipos duram (em runtime e em vida util) muito mais que as nimh , tem uma performance melhor e a diferênca de potência entre o começo e o fim da carga do pack é melhor .
Augusto Beck
rc lover
rc lover

Número de Mensagens : 237

View user profile

Back to top Go down

Post  Rcorrea on Fri Jul 17, 2009 10:28 am

Augusto Beck wrote:Vou ser sincero com vocês .
Vale muito mais a pena , em vez de comprar um equalizador , comprar uma lipo e um carregador universal de uma vez .As lipos duram (em runtime e em vida util) muito mais que as nimh , tem uma performance melhor e a diferênca de potência entre o começo e o fim da carga do pack é melhor .

eu concordo, na pratica mesmo, o run time das minhas lipos que tem menos mah que as nimh é surpreendentemente maior! nao acreditei nessa diferença nimh/lipo ate testar, agora so pretendo usar lipo, claro que acompanhadas sempre de um buzzer ou cut off e um bom carregador

Rcorrea
user
user

Número de Mensagens : 44

View user profile

Back to top Go down

Post  Sponsored content

Sponsored content

Back to top Go down

Back to top

- Similar topics