Câmbio de duas marchas e seu funcionamento.
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Câmbio de duas marchas e seu funcionamento.
Dias atrás um amigo (Romulo) me perguntou como funciona um câmbio de duas marchas... na época respondi tudo de forma escrita, mas achei uma ótima oportunidade para escrever um tópico, que eu considero interessante.
Nesse tópico estarei considerando o câmbio do Inferno GT2, que é o único automodelo que eu tenho que usa duas marchas.
O câmbio de duas marchas normalmente se vê em automodelos a combustão, em elétricos são muito poucos. Como o meu modelo é derivado de uma conversão de Glow para EP, é possível fazer escolhas:
1 - Ficar com 2 marchas e ser obrigado a ter freio mecânico por servo e não ter ré. Essa opção consome menos bateria porque não gasta nas frenagens.
2 - Ficar com uma marcha, tendo a comodidade do freio ficar com o motor/esc e ter ré.
No meu caso, foi optado por continuar com duas marchas.
A imagem a seguir mostra os componentes do câmbio:
Nessa foto dá para ver todos os componentes, desses compo é possivel ver 4 rolamentos, dois responsáveis por permitir ao eixo girar e dois responsáveis por fazer a segunda marcha girar livre. Isso mesmo, a segunda gira livre, até que ela seja engatada.
A seguir estarei explicando o câmbio em sua ordem de montagem:
Inicialmente temos o eixo principal ele é responsável por segurar todos os componentes e permitir o correto funcionamento. Na foto a seguir está o eixo, um rolamento e uma presilha que prende o rolamento para que ele não saia do lugar.
Adicionei uma arruela ao eixo para permitir adicionar posteriormente um separador.
Em seguida, é necessario juntar o rolamento one-way á primeira marcha, isso é feito por meio de 4 parafusos. Esse rolamento é especial por fazer com que gire somente para um lado, para o outro lado ele trava e não gira. Isso permite ao sistema fazer o automodelo tracionar na primeira marcha e permite que a primeira rode livre na entrada da segunda marcha, que fará com que o eixo gire muito a mais.
Adicionasse mais uma arruela para garantir um espaçamento entre as marchas, a seguir são intalados dois rolamentos à segunda marcha.
Agora chegou a hora da pecinha que faz a mágica acontecer, seu nome é Clutch, trata-se de uma roda metálica que é presa ao eixo central e possui um martelhinho preso para dentro por pressão de uma mola.
Nesta imagem, eu forcei o martelinho para fora para que ele apareça. Quando em movimento, ele aparece pela força entrífuga gerada pelo giro do eixo.
O cluth tem dois parafuso, o primeiro e central é utilizado para prende-lo ao eixo, deixando firme para que ele possa passar a força da segunda marcha para o eixo, fazendo que o mesmo passe a girar mais. Lembrando que a primeira passa a girar livremente por causa do one-way.
O segundo parafuso tem a função de ajustar a tensão aplicada pela mola no martelo (eu chamo de martelo, deve ter um nome técnico, mas eu desconheço), quando mais apertado, mais demorado é para entrar a segunda marcha, se apertar muito é possivel que nem entre. Quanto mais frouxo, menos pressão no martelo e mais cedo vai entrar.
Logo no começo eu comentei de uma presilha que prendia o rolamento, em seguida foi colocada uma porca e depois o one-way, agora que que o cluth está preso, já é possivel colocar o espaçador entre a presilha e a arruela.
Nessa imagem a presilha ainda está na mesa e eu deixei aparecendo o espaço onde a presilha deve entrar.
Sem a presilha é possível puxar tudo para frente para regular a pressão da mola do cluth.
Agora é só adicionar o último rolamento, colocar a ponta final do eixo e a presilha plástica.
Nesse momento o câmbio já está pronto e pode ser colocado ao suporte do motor.
Resultado final
Lembrando que nesse sistema de marcha, não há como ter freio, porque ao freiar voltaria a primeira marcha e essa tem o rolamento one-way que só gira para dar tração e não consegue fazer freiar pois gira livre para esse lado. Dessa forma, obriga a continuar com o freio mecânico (freio a disco no eixo central que funciona com servo).
Bem acho que é isso, posso ter esquecido algo ou não ter deixado de forma clara, se quiserem mais alguma informação é só perguntar.
Grande abraço a todos.
Eder.Holz
Nesse tópico estarei considerando o câmbio do Inferno GT2, que é o único automodelo que eu tenho que usa duas marchas.
O câmbio de duas marchas normalmente se vê em automodelos a combustão, em elétricos são muito poucos. Como o meu modelo é derivado de uma conversão de Glow para EP, é possível fazer escolhas:
1 - Ficar com 2 marchas e ser obrigado a ter freio mecânico por servo e não ter ré. Essa opção consome menos bateria porque não gasta nas frenagens.
2 - Ficar com uma marcha, tendo a comodidade do freio ficar com o motor/esc e ter ré.
No meu caso, foi optado por continuar com duas marchas.
A imagem a seguir mostra os componentes do câmbio:
Nessa foto dá para ver todos os componentes, desses compo é possivel ver 4 rolamentos, dois responsáveis por permitir ao eixo girar e dois responsáveis por fazer a segunda marcha girar livre. Isso mesmo, a segunda gira livre, até que ela seja engatada.
A seguir estarei explicando o câmbio em sua ordem de montagem:
Inicialmente temos o eixo principal ele é responsável por segurar todos os componentes e permitir o correto funcionamento. Na foto a seguir está o eixo, um rolamento e uma presilha que prende o rolamento para que ele não saia do lugar.
Adicionei uma arruela ao eixo para permitir adicionar posteriormente um separador.
Em seguida, é necessario juntar o rolamento one-way á primeira marcha, isso é feito por meio de 4 parafusos. Esse rolamento é especial por fazer com que gire somente para um lado, para o outro lado ele trava e não gira. Isso permite ao sistema fazer o automodelo tracionar na primeira marcha e permite que a primeira rode livre na entrada da segunda marcha, que fará com que o eixo gire muito a mais.
Adicionasse mais uma arruela para garantir um espaçamento entre as marchas, a seguir são intalados dois rolamentos à segunda marcha.
Agora chegou a hora da pecinha que faz a mágica acontecer, seu nome é Clutch, trata-se de uma roda metálica que é presa ao eixo central e possui um martelhinho preso para dentro por pressão de uma mola.
Nesta imagem, eu forcei o martelinho para fora para que ele apareça. Quando em movimento, ele aparece pela força entrífuga gerada pelo giro do eixo.
O cluth tem dois parafuso, o primeiro e central é utilizado para prende-lo ao eixo, deixando firme para que ele possa passar a força da segunda marcha para o eixo, fazendo que o mesmo passe a girar mais. Lembrando que a primeira passa a girar livremente por causa do one-way.
O segundo parafuso tem a função de ajustar a tensão aplicada pela mola no martelo (eu chamo de martelo, deve ter um nome técnico, mas eu desconheço), quando mais apertado, mais demorado é para entrar a segunda marcha, se apertar muito é possivel que nem entre. Quanto mais frouxo, menos pressão no martelo e mais cedo vai entrar.
Logo no começo eu comentei de uma presilha que prendia o rolamento, em seguida foi colocada uma porca e depois o one-way, agora que que o cluth está preso, já é possivel colocar o espaçador entre a presilha e a arruela.
Nessa imagem a presilha ainda está na mesa e eu deixei aparecendo o espaço onde a presilha deve entrar.
Sem a presilha é possível puxar tudo para frente para regular a pressão da mola do cluth.
Agora é só adicionar o último rolamento, colocar a ponta final do eixo e a presilha plástica.
Nesse momento o câmbio já está pronto e pode ser colocado ao suporte do motor.
Resultado final
Lembrando que nesse sistema de marcha, não há como ter freio, porque ao freiar voltaria a primeira marcha e essa tem o rolamento one-way que só gira para dar tração e não consegue fazer freiar pois gira livre para esse lado. Dessa forma, obriga a continuar com o freio mecânico (freio a disco no eixo central que funciona com servo).
Bem acho que é isso, posso ter esquecido algo ou não ter deixado de forma clara, se quiserem mais alguma informação é só perguntar.
Grande abraço a todos.
Eder.Holz
Re: Câmbio de duas marchas e seu funcionamento.
Olá Eder primeiramente parabéns pelo tópico, realmente muito caprichoso!
Tenho uma dúvida, qual mecanismo que faz engatar a primeira ou a segunda marcha, ou seja, o que determina qual das marchas é a que está engatada?
abraço!
Tenho uma dúvida, qual mecanismo que faz engatar a primeira ou a segunda marcha, ou seja, o que determina qual das marchas é a que está engatada?
abraço!
Opa... vamos a primeira dúvida...
Oi, Fabio! A primeira marcha sempre fica engatada, a mágia dela é o rolamento one-way que faz com que a coroa gire o eixo somente em uma direção. Isso permite que não quebre tudo quando entra a segunda marcha, pois a entrada da segunda vai fazer o eixo girar muito mais do que realmente está girando a primeira.
O mecanismo que engata a segunda marcha é o cluth que fica preso ao eixo da mesma forma que o pinhão ao motor, tem um parafuso que apertamos em uma cavidade. Com isso, ele gira junto com o eixo. Com o almento da velocidade do eixo, almenta a força centrifuga sobre uma haste que tem no cluth e ela acaba saindo para fora. Na imagem a seguir eu coloquei para fora usando uma chave, se soltar ela volta para dentro:
Se reparar, na coroa da segunda marcha, existe na parte interna, dois calombos, é nesse calombo que a haste bate e faz com que a segunda entre, o giro almenta e continua a forçar a haste contra o calombo, ao reduzir a velocidade, a haste retorna e consequentemente entra a primeira marcha.
Na imagem a seguir dá para perceber o cluth dentro da coroa e os dois calombos da mesma:
Nota: A coroa original tem somente um calombo e é plastica, essa do exemplo é são coroas de metal reforçado e vem com dois calombos.
O mecanismo que engata a segunda marcha é o cluth que fica preso ao eixo da mesma forma que o pinhão ao motor, tem um parafuso que apertamos em uma cavidade. Com isso, ele gira junto com o eixo. Com o almento da velocidade do eixo, almenta a força centrifuga sobre uma haste que tem no cluth e ela acaba saindo para fora. Na imagem a seguir eu coloquei para fora usando uma chave, se soltar ela volta para dentro:
Se reparar, na coroa da segunda marcha, existe na parte interna, dois calombos, é nesse calombo que a haste bate e faz com que a segunda entre, o giro almenta e continua a forçar a haste contra o calombo, ao reduzir a velocidade, a haste retorna e consequentemente entra a primeira marcha.
Na imagem a seguir dá para perceber o cluth dentro da coroa e os dois calombos da mesma:
Nota: A coroa original tem somente um calombo e é plastica, essa do exemplo é são coroas de metal reforçado e vem com dois calombos.
Re: Câmbio de duas marchas e seu funcionamento.
ótimo tutorial!!
kirk1- assiduous user
- Número de Mensagens : 73
Data de inscrição : 2009-04-08
Re: Câmbio de duas marchas e seu funcionamento.
Opa, obrigado... Fico muito feliz que tenham gostado...
Se tiverem dúvida em algum tipo de funcionamento é só abrir um tópico que todo mundo tenta ajudar... aqui a união faz a força
Se tiverem dúvida em algum tipo de funcionamento é só abrir um tópico que todo mundo tenta ajudar... aqui a união faz a força
Re: Câmbio de duas marchas e seu funcionamento.
Obrigado pela resposta, muito legal esse sistema de duas marchas!
Re: Câmbio de duas marchas e seu funcionamento.
muito show manin, tbm tinha duvida no funcionamento do cambio de 2 marchas.
eu vi em alguns sites vendendo esse cambio pra on road, a forma de instalar eh a mesma? e pra ter freio vou ser obrigado a instalar freio mecanico com outro servo?
abraço
eu vi em alguns sites vendendo esse cambio pra on road, a forma de instalar eh a mesma? e pra ter freio vou ser obrigado a instalar freio mecanico com outro servo?
abraço
ketto- assiduous user
- Número de Mensagens : 59
Data de inscrição : 2011-03-17
Re: Câmbio de duas marchas e seu funcionamento.
Isso mesmo, para esse tipo de câmbio teria que usar um servo para acionar um freio mecânico que normalmente fica no eixo.
Mas existem outros tipos de câmbio que ainda não vi, a Savage XL tem 3 marchas e par ter ré, tem que comprar um adaptador que vai no câmbio (também funciona com servo), e ainda tem o freio mecânico.
O Tamiya HL tem três marchas, controladas por servo, no controle você coloca a primeira, segunda e terceira. Esse o freio é no motor e a ré também.
Mas existem outros tipos de câmbio que ainda não vi, a Savage XL tem 3 marchas e par ter ré, tem que comprar um adaptador que vai no câmbio (também funciona com servo), e ainda tem o freio mecânico.
O Tamiya HL tem três marchas, controladas por servo, no controle você coloca a primeira, segunda e terceira. Esse o freio é no motor e a ré também.
Automodelo sem ré
Boa Tarde Amigo! Estou com a seguinte duvida, estou comprando um Off road que tem duas marchas e não tem ré. Será que tem como adaptar para colocar ré? Como vi no post, tem como tirar uma das marchas e deixar só com uma. mas isso será que atrapalha na velocidade final do carro? porque ele faz uma media de 70km/h e o controle é de precisão (o carro adquire velocidade conforme você acelera o controle) será que se deixar uma marcha somente isso vai atrapalhar? Como fica o resultado final com esta adaptação?
Antonio Martins- beginner
- Número de Mensagens : 1
Data de inscrição : 2012-07-27
Re: Câmbio de duas marchas e seu funcionamento.
Antonio Martins wrote:Boa Tarde Amigo! Estou com a seguinte duvida, estou comprando um Off road que tem duas marchas e não tem ré. Será que tem como adaptar para colocar ré? Como vi no post, tem como tirar uma das marchas e deixar só com uma. mas isso será que atrapalha na velocidade final do carro? porque ele faz uma media de 70km/h e o controle é de precisão (o carro adquire velocidade conforme você acelera o controle) será que se deixar uma marcha somente isso vai atrapalhar? Como fica o resultado final com esta adaptação?
Olá, Antônio! Boa tarde e seja bem vindo.
Estou acreditando que seu automodelo é glow correto? Qual o modelo dele?
Motores a conbustão não tem como dar ré, há casos de excessão como por exemplo a Savage XL, onde tem um servo que faz uma engrenagem se mover e inverter a rotação.
Passa o modelo para ver se existe alguma maneira. A maioria dos automolos eléticos tem ré, por isso acredito que o seu seja glow.
Aguardo para ver se existe possibilidade e se existir... comentarmos sobre elas.
Abraço, Eder
Re: Câmbio de duas marchas e seu funcionamento.
Bem vindo amigo.
Eder, acredito que ele tem um glow 2 marchas à frente e quer tirar uma pra fazer uma ré, acho que é isso.
Eder, acredito que ele tem um glow 2 marchas à frente e quer tirar uma pra fazer uma ré, acho que é isso.
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