Pergunta sobre one way
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Global RC Drift & Off Road Forum :: Sua primeira categoria :: 6 - DÚVIDAS E DICIONÁRIO / DOUBTS AND DICTIONARY
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Vamos ver se consigo ajudar.
Primeiro vamos entender o que seria one-way
One-way é um rolamento que só gira em uma direção, dai vem o termo one-way.
Um diferencial com one-way permite que o auto tracione como um diferencial blocado, entretanto consegue ainda compensar o giro de uma curva, onde devido ao ráio da mesma faz com que uma roda consiga girar mais que a outra, compensando o raio e mantendo o auto ainda grudado ao chão.
O lado negativo, é que se perde o poder de freio do eixo com diferencial one-way.
Normalmente alguns automodelista utilizam esse tipo de diferencial para correr.
Já no drift, ele é mais utilizado na pratica do countersteering (esterçamento contrário ou contra-esterço). Nessa prática ele é utilizado na dianteira para compensar o giro a mais que a roda traseira passa a ter.
Só para explicar o porque do giro a mais. No countersteering, se usa polias diferentes entre o eixo dianteiro e o traseiro, e algumas vezes no central também. Eu já cheguei a utilizar uma diferença onde a roda dianteira dava uma volta e a traseira dava 1,75 de volta. Como a traseira gira muito mais que as dianteiras, tem a tendência de sair bem mais fácil de traseira, e depois que o carro está derrapando, mesmo virando a direção para o lado contrário, ele ainda continua derrapando, o acerto do carro se dá mais pelo dedo no acelerador.
Eu para ser sincero, não consegui me dar bem nessa técnica do countersteering
Espero ter ajudado e quem quiser contribuir ou me corregir, fique a vontade... vivendo e aprendendo...
One-way é um rolamento que só gira em uma direção, dai vem o termo one-way.
Um diferencial com one-way permite que o auto tracione como um diferencial blocado, entretanto consegue ainda compensar o giro de uma curva, onde devido ao ráio da mesma faz com que uma roda consiga girar mais que a outra, compensando o raio e mantendo o auto ainda grudado ao chão.
O lado negativo, é que se perde o poder de freio do eixo com diferencial one-way.
Normalmente alguns automodelista utilizam esse tipo de diferencial para correr.
Já no drift, ele é mais utilizado na pratica do countersteering (esterçamento contrário ou contra-esterço). Nessa prática ele é utilizado na dianteira para compensar o giro a mais que a roda traseira passa a ter.
Só para explicar o porque do giro a mais. No countersteering, se usa polias diferentes entre o eixo dianteiro e o traseiro, e algumas vezes no central também. Eu já cheguei a utilizar uma diferença onde a roda dianteira dava uma volta e a traseira dava 1,75 de volta. Como a traseira gira muito mais que as dianteiras, tem a tendência de sair bem mais fácil de traseira, e depois que o carro está derrapando, mesmo virando a direção para o lado contrário, ele ainda continua derrapando, o acerto do carro se dá mais pelo dedo no acelerador.
Eu para ser sincero, não consegui me dar bem nessa técnica do countersteering
Espero ter ajudado e quem quiser contribuir ou me corregir, fique a vontade... vivendo e aprendendo...
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